terça-feira, 10 de novembro de 2009

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O que é a Anoréxia?




A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar ,caracetrizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos e sociais. Uma pessoa anorectica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino, mas também afecta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem ou dificuldade em ser aceito pelo grupo ou história de abuso sexual ou também de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%.

As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associado à um temor intenso de ganhar peso. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e/ou do tamanho do corpo e, assim sendo, a recusa alimentar é apenas uma conseqüência dessa distorção doentia do esquema corporal.
O termo Anorexia pode não ser de todo correto, tendo em vista que não há uma verdadeira perda do apetite mas sim, uma recusa em se alimentar.
A Anorexia Nervosa é então, um transtorno alimentar caracterizado por limitação da ingestão de alimentos, devido à obsessão de magreza e o medo mórbido de ganhar peso.
Normalmente a pessoa anoréxica mantém um peso corporal abaixo de um nível normal mínimo para sua idade e altura. Quando a Anorexia Nervosa se desenvolve em numa pessoa durante a infância ou início da adolescência, pode haver fracasso em fazer os ganhos de peso esperados, embora possa haver ganho na altura.

Peso ideal de um adulto

A ditadura da moda, a todo momento nos lembra que temos de ser magras e mantermos o peso ideal. Mas qual é o peso ideal? Este tendência que nos escraviza, e nos obriga a fazer dietas de fome para perdermos peso rapidamente e para ficarmos no peso ideal em poucas semanas, deixa qualquer pessoa descontrolada emocionalmente. Em primeiro lugar não se deve fazer dieta por conta própria, se decidir faze-la deve ser com o acompanhamento de um médico que irá medir o seu IMC (Indice de Massa Corporal). O índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso considerado saudável.

A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é:
IMC = peso / (altura)2

Condição – IMC em Adultos
Abaixo do peso - Abaixo de 18,5
Peso Normal - Entre 18.5 e 25
Acima do peso - Entre 25 e 30
Obeso - Acima de 30


Também poderá passar por uma consulta com uma nutricionista que poderá elaborar um cardapio semanal adequado as indicações do seu médico, o que irá facilitar imenso a sua vida.O importante é não querer emagrecer de um dia para o outro, e lembrar-se também de conversar com o seu médico sobre qual os exercicios físicos que são adequados para si. Geralmente caminhadas são saudáveis e ajudam muito a perder peso, outra modalidade que faz sucesso entre as mulheres é a hidro-ginástica; que faz com que o impacto dos movimentos seja menor.