
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar ,caracetrizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos e sociais. Uma pessoa anorectica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino, mas também afecta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem ou dificuldade em ser aceito pelo grupo ou história de abuso sexual ou também de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%.
As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associado à um temor intenso de ganhar peso. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e/ou do tamanho do corpo e, assim sendo, a recusa alimentar é apenas uma conseqüência dessa distorção doentia do esquema corporal.O termo Anorexia pode não ser de todo correto, tendo em vista que não há uma verdadeira perda do apetite mas sim, uma recusa em se alimentar.
A Anorexia Nervosa é então, um transtorno alimentar caracterizado por limitação da ingestão de alimentos, devido à obsessão de magreza e o medo mórbido de ganhar peso.
Normalmente a pessoa anoréxica mantém um peso corporal abaixo de um nível normal mínimo para sua idade e altura. Quando a Anorexia Nervosa se desenvolve em numa pessoa durante a infância ou início da adolescência, pode haver fracasso em fazer os ganhos de peso esperados, embora possa haver ganho na altura.
Sem comentários:
Enviar um comentário